A importância da Educação e Formação na Hotelaria e no País

Hotelaria tem por base a relação interpessoal com várias pessoas, sejam elas “pretas ou brancas”, “ricas ou pobres”, “bem formadas ou malformadas”, “feias ou lindas”.

A verdade é que a sua educação e formação é basilar para se tornar um “bom” ou “mau” profissional e, por conseguinte, o serviço e desempenho nas mais diversas áreas ser reconhecido ou até ser influenciador (caso se tratem de políticos, empresários ou cargos de direção).

Acredito que a hotelaria portuguesa só irá realmente ser “qualificada” com a boa formação e educação dos portugueses. Daí a que a “revolução” a fazer terá de ser concertada com o Ministério da Educação e Ministério da Economia (ou futuro ministério do Turismo) com a Secretária de Estado do Turismo.

O impacto positivo ou negativo de um colaborador, chefe de estado, secretário de estado, presidente, diretor ou outro cargo é enorme e custa muito ou pouco (seja em termos monetários seja em termos desgaste/motivação emocional de tantos face a este fenómeno).

Todos os dias assisto a “entropias” criadas por pessoas que não sabem estar ou SER. E eis que este “SER” para mim passa a ser uma das “formações” mais importantes pois acredito que se todos os seres humanos ou a sua grande maioria, se conhecesse e valoriza-se a Si próprio muito dos “egos” seriam minimizados. As relações passavam a ser relações, mas independentes e por si só tudo fluiria no sentido do “bem comum”.

A Educação dada em “casa” também é crucial pois sem essa, podem vir as demais que não “iluminarão”.

A Formação desde a básica até a superior é uma formação técnica que “qualificará” as pessoas e desempenhar o melhor possível a suas “habilidades” que potenciam os profissionais tão necessários, mas sempre com um bom suporte de “Coaching” e Desenvolvimento Pessoal.

Sei que muito já se está a fazer em Portugal e feliz estou por este caminho, mas ainda há que despertar muitas consciências inclusive junto dos mais “influenciadores”.

Ana Cristina Beatriz

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.