A Importância do Influencer Marketing na Hotelaria.
Quantos de nós não ouviram vezes sem conta a expressão “o passa-palavra é a melhor publicidade”? Se em tempos a “palavra” era passada entre amigos, colegas e quaisquer outras pessoas com quem contactávamos diretamente, hoje em dia a área de influência estende-se além fronteiras e redes de conhecimentos pessoais. Na origem deste fenómeno estão as redes sociais.
A sua evolução foi super-sónica. De plataformas usadas para manter um pequeno círculo de amigos e família a par de novidades na nossa vida pessoal, não tardou muito para que o seu alcance global fosse reconhecido.
Estratégias de conteúdo relevante e por vezes viral, assim como uma atenção especial aos “caprichos” do algoritmo das respetivas plataformas, faziam disparar o número de seguidores, aumentando o alcance da voz, opiniões e interesses pessoais dos utilizadores. De repente, pessoas “normais” transformavam-se em celebridades no mundo das redes sociais.
As Novas Celebridades
Com mais voz, vem mais poder. Um maior alcance fez com que estas novas celebridades do mundo digital expandissem o seu nível de influência. Quaisquer produtos, marcas, serviços ou locais específicos mencionados ou recomendados nas redes sociais registassem quase de imediato um aumento substancial nas suas vendas. Nunca o passa-palavra foi tão impactante.
A sua credibilidade cresce à medida que novos conteúdos são publicados. Admirados por milhares ou até mesmo milhões de pessoas de todo o mundo, influenciam comportamentos, hábitos de compra e até mesmo estilos de vida. As marcas não poderiam ficar indiferentes a este novo fenómeno. Não tardaria muito até que estes novos “influenciadores” começassem a ser abordados com propostas comerciais de promoção de novos produtos.
Os Travel Influencers
A par do lifestyle e da moda, as viagens e o turismo são duas áreas que mais protagonismo têm nas redes sociais. Imagens e videos de praias paradisíacas, hotéis, viagens de avião e novas experiências além fronteiras são alguns dos conteúdos que mais interação geram. Os “especialistas” em viagens multiplicam-se online, oferecendo inspiração e autenticidade aos seguidores que os acompanham fielmente e que aspiram a um dia partilhar o mesmo estilo de vida.
A hotelaria não poderia ficar indiferente a este fenómeno. A oportunidade de chegar a milhares de potenciais novos hóspedes no momento exato em que estes procuram inspiração e sugestões para as suas próximas férias é impagável. A par de conteúdos de auto-promoção ou campanhas digitais, os hotéis começaram a considerar também ações de “influencer marketing” nas suas estratégias.
Quando bem desenhada, uma campanha deste tipo resulta num maior reconhecimento de marca e um aumento de vendas. Mas quais os fatores a ter em conta na criação da campanha?
Três segredos para uma colaboração eficaz com um influenciador de viagens
1. Olhe para Além do Número de Seguidores
Longe vão os tempos em que o que contava no momento da escolha dos influenciadores era o seu número de seguidores nas redes sociais. Pensemos em conjunto: de que vale ter milhares ou mesmo milhões de seguidores se a maior parte não interage com os seus conteúdos ou mostra qualquer sinal de ligação emocional?
A métrica que deverá realmente ter em conta é a taxa de interação do influenciador, ou seja, a proporção de gostos e comentários nas publicações em relação ao seu número total de seguidores. Uma baixa taxa de interação significa que, muito provavelmente, uma colaboração com esse influenciador resultará numa fraca exposição da marca tendo em conta que os seus seguidores não demonstram uma ligação forte aos seus conteúdos.
2. Tenha em Conta o seu Público-Alvo
Ao promover o seu hotel/alojamento deverá ter em conta o seu posicionamento e o perfil dos seus potenciais hóspedes. Ao escolher um influenciador para uma campanha nas redes sociais, certifique-se que o perfil dos seus seguidores se encontra enquadrado com o do seu público-alvo.
Qual o nicho desse mesmo influenciador de viagens? Viagens a solo, viagens em família, mais virados para a aventura ou mais orientados para um segmento superior? Quanto mais coincidentes forem a nível de público-alvo, e quanto mais identificados se sentirem os seguidores com determinado conteúdo, maior será o nível de influência exercido e mais eficácia terá a campanha.
3. Dê liberdade criativa
Estabelecido o acordo de colaboração, certifique-se que apresenta ao influenciador todos os destaques mais relevantes do seu hotel. Dê-lhe a conhecer os locais mais “instagramáveis”, as criações gastronómicas mais impressionantes, assim como as origens e história do alojamento. Afinal, eles precisam de ter uma noção dos pontos mais fortes para poderem mostrá-los aos seus seguidores. Sem experiência própria, é pouco provável
que a informação seja passada de forma autêntica, e a autenticidade é um dos grandes fatores de sucesso de uma campanha de influencer marketing.
De seguida, dê liberdade ao influenciador para fazer o que melhor ele sabe: criar conteúdo. Só ele é que sabe o que funciona melhor com o seu público. Negoceie o número de publicações a fazer mas não caia na tentação de dizer ao influenciador o que é que ele deve focar ou como é que ele deve passar a mensagem.
Conclusão
Se o seu objetivo passa por aumentar a sua notoriedade, o influencer marketing é, seguramente, o caminho a seguir. Com cada vez menos consumidores a confiarem no marketing tradicional, é importante contar com a ajuda do passa-palavra mais eficaz dos nossos tempos: os influenciadores.
Maria João Proença
Digital Marketing Expert
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proudly Ambassador Global Wellness Institute
Happiest Places to Work – Awards
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