A Visão Estratégica é Obrigatória para as Marcas que querem Evoluir

É uma das maiores lacunas empresarias das Marcas Hoteleiras Nacionais. Um mind-set conservador e que receia mudar em tempos que apenas a mudança é a certeza que temos.

Sem visão o “caminho fica curto” é o foco no momento presente e que muitas vezes vive assombrado pelo passado”. “ A mudança nunca foi tão rápida e jamais será tão lenta” – acredito que esta frase é a única certeza que temos, porém é triste observar que poucos são os que estão alinhados com o futuro. A lei da sobrevivência das Marcas vai imperar, afinal não são as mais fortes e sim as que melhor sabem antecipar a mudança e a concretizar no presente.

A Diferenciação está no Conceito
É limitador acreditar que o conceito de um hotel está apenas ligado à sua decoração/ arquitetura! É limitador no sentido que é um tema que se esgota em si mesmo, 8 meses (com sorte) após a abertura. Cada vez mais as Marcas Hoteleiras seguem uma estratégia de Inbound Marketing – é preciso criar conteúdos que chegam de forma orgânica e que atraiam media internacional e nacional, seduzidos pelo conceito (alma), diferença e autenticidade. Hoje é preciso ter uma visão mais integrada em que todas as variantes de um projeto contribuem para que esse hotel seja único e que haja um conceito – alma do projeto: o verdadeiro motivo para escolher aquele hotel e não outro.

O Conceito é hoje o ativo mais valioso de um projeto, é aqui que reside o ADN da Marca e com isso o seu próprio storytelling que comunica diretamente para o seu target. A verdadeira diferenciação está aqui, caso contrário, estamos sempre a falar de quartos/ suites, restaurantes, bares, wellness spaces…paredes, facilidades, arquitetos (conteúdo comum) . Porém a Alma é o que toca o coração de quem nos escolhe, gosta, repete e recomenda: a alma é o segredo do negócio ou o Conceito é o segredo do negócio – porque este não pode ser replicado.

A Evolução Hoteleira – É preciso Estratégia
A melhor maneira de antecipar o futuro é: Co-Criar – ou no caso da hotelaria é de extrema importância estudar de forma séria as tendências que “rapidamente” passam a ser realidades: seja na parte tecnológica, na experiência holística e o mais importante na capacidade dos colaboradores passarem a emoção certa para que os clientes vivam a experiência almejada.

O Mundo Pós-Covid é hoje regido por dinâmicas que estão para ficar, é crucial sair da zona de conforto, para criar as condições mais adequadas a dar resposta

a uma realidade diferente e muito mais volátil. Já não podemos abrir hotéis só porque sim, quer uma questão de sustentabilidade como também pelo excesso indiferenciado de oferta que impera no nosso país e que vive à mercê do fator preço.

Sem Estratégia não há Futuro!
É valioso estudar as Marcas hoteleira nacionais, como é que cada uma está a reagir ou a agir face ao efeito pós-pandemia: umas continuam no mais do mesmo, outras passaram a estar mais atentas às tendências internacionais e poucas são as que verdadeiramente dão um passo estratégico para trazer solidez ao seu modelo de negócio seja pela aposta em novos conceitos que diversificam a sua oferta, seja por requalificarem o seu hotel com especialização no segmento Wellness* e com um conceito forte que as coloca num patamar superior face às demais a nível Internacional

* O Global Wellness Summit 2021, realizado em Boston – 30 Nov a 03 Dez 2021– sob o tema “A New Era in Health & Wellness” relevou os novos números atualizados deste setor que em 2017 foi avaliado em 3,7 triliões de dólares. Em 2020 subiu para 4,4 Triliões de dólares.

Para os próximos cinco anos, a projeção indica que a economia Wellness global vai crescer +9,9% ao ano, uma taxa de crescimento significativamente superior ao crescimento económico global projectado (7,3% de acordo com as actuais previsões do FMI). À medida que a economia global recupera do choque do pós- pandemia, espera-se que a economia do Wellness atinja 5,0 triliões de dólares em 2021 (excedendo o seu pico pré- pandémico de 2019), e vai crescer para quase 7,0 triliões de dólares em 2025.

*Dados via Global Wellness Institute.

Ana Cristina Guilherme
Hospitality Wellness Brandologist 
ABC Sustainable Luxury Hospitality

Branding & Marketing | Traços chave: Criatividade, Visão, Paixão

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