ABRIR UM HOTEL NO PRESENTE COM VISÃO DE FUTURO!

DESDE O INÍCIO DO PROJETO É PRECISO PENSAR NA TECNOLOGIA
Pensar na construção de um Hotel, sem perceber todas as ideias do criador do conceito e sem entender como vai funcionar aquela operação, seja ela mais destinada ao segmento de negócios ou lazer. Hoje as gerações têm cada vez mais a tecnologia como um elo de aproximação e decisão de escolha: sejam os “Baby Boomers” e os “Digital Nomads” exigem experiências digitais de qualidade. Por isso a tecnologia integra o próprio conceito, é o início de um processo que tem que ser bem pensado, estruturado e fundamentado.

QUANDO A IMPRUDÊNCIA E AMADORISMO SAÍ CARO
Muitos são os aventureiros que mergulham no setor muito bem-intencionados, vindos de outros percursos de sucesso, que com mais ou menos esforço realizam o sonho de ter um HOTEL. Nem imaginamos como é que conseguiram, quantos conflitos em obra tiveram, quantas noites não dormiram, quantas reuniões tiveram e acima de tudo: quanto “custou” tornar real esse sonho? A experiência comprova que uma parte do investimento poderia ter sido otimizada, se o projecto tivesse sido conduzido por profissionais e com isso muitos erros tenham sido evitados.

Pensar e construir um hotel, é como juntar as peças de um puzzle muito complexo, de tal forma que juntamos pessoas com os mais diversos percursos profissionais e académicos com um grande objectivo: colocar o talento certo na missão certa!

É PRECISO SER PRUDENTE E FAZER MELHOR
Nestes 26 anos a “fazer” hotéis já vi muitos erros e custaram muito dinheiro: Redes CCTV que não servem a operação, wifi que não facilita a experiência do Hospede, tv´s que só têm canais, controlo de acessos que não integra com o PMS, sinalética digital que não comunica de forma rápida, hóspedes que ao saírem do quarto não conseguem repor a bateria os seus gadgets,  sistema de gestão técnica que não optimizam os gastos energéticos ou um dos mais comuns são as salas de reunião que não respondem às necessidade exigidas pelos clientes.

Percebi que “ casar “ pessoas, temas e tecnologia é urgente e para mim é tão apaixonante como o primeiro dia da abertura quando chega o primeiro Hóspede.  É por isso que continuo apaixonado pelo que faço: a tecnologia exige-me pensar o futuro, para que o hotel que vai abrir este ano, esteja tão atual daqui a 10 ou 15 anos. Para isso tudo é pensado e planeado ao pormenor, usar a lógica de possíveis cenários e definir planos A, B ou C que garantam sempre bons resultados.

Quando se inicia o processo de criação do projeto de um hotel, abrimos um “baú” repleto de etapas complexas e interdependentes, como por exemplo:

  • Conceito;
  • Arquitetura;
  • Construção;
  • Especialidades;
  • Tecnologia;

Criar um hotel tecnologicamente preparado para um futuro a 10 a 15 anos, é essencial para qualquer projecto que esteja a nascer agora. Para além disso tem que estar preparado para evoluir e acompanhar as tendências e necessidades.

É obrigatório que cada área como Controle de Acessos, Elevadores, Telefonia, Som Ambiente, CCTV, WIFI, Domótica, PMS, ERP, Sinalética Digital e IpTV estejam previamente integradas no verdadeiro conceito ou ADN do projeto como um todo. A ética faz a diferença, em vez de o foco ser vendas de equipamentos, o foco é encontrar a melhor solução adequada ao projeto do cliente. A AB&C Hospitality trata cada cliente como único e desenvolve projetos 100% tailor-made, uma mais valia para uma condução integral do projeto desde o inicio até ao fim, e por isso é reconhecida no mercado como especialista no seu segmento Wellness Boutique Concepts para hotéis e resorts à escala humana e qualitativa, uma especialista nesta área.

O MATCH perfeito entre projeto e tecnologia. 

“Casar” tudo isto é pensar bem como se deve otimizar custos, incluíndo a tecnologia de ponta, e colocar toda esta “orquestra” em funcionamento antes, durante e depois da obra. Aqui reside a chave do sucesso para que todo o workflow de uma unidade hoteleira, seja muito “smooth “, sem surpresas, sem conflitos, com alto controlo de custos para evitar ao máximo “pesos financeiros” adicionais devido a alterações provenientes de omissões ou outras.

OS TEMPOS EXCECIONAIS PARA A TECNOLOGIA.
Estão a acelerar o que estava previsto para os próximos meses/anos, e falamos da Digitalização dos Hotéis que já estava em marcha e era uma realidade embora para alguns ainda num horizonte longínquo que acontecia passo a passo. Hoje é urgente integrar novas formas de trabalhar, boas  ferramentas de gestão, novos procedimentos e os mais “user friendly” para melhorar qualitativamente a experiência digital do hóspede. 

Saber planear detalhadamente, prever o que vai acontecer, organizar, e executar de forma ideal uma rede ITED e todas as tecnologias que vão funcionar sobre esta é a chave para criar um Hotel “inteligente”, capaz de se ajustar às dinâmicas do mercado e às expectativas e exigências dos hóspedes. 

Fazer acontecer projetos complexos desde a sua concepção ou melhorar os já existentes, é a grande diferença quando conseguimos ser a plataforma profissional que conduz todos intervenientes tecnológicos ao longo do processo. Porquê? Porque sabemos muito bem qual o ADN que se pretende alcançar.

Rui Picão
IT Strategist Designer

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.