Acessibilidade Digital
“Passo a passo também nós, ABC Hospitality construímos um legado ao contribuir para o todo.”
Já o escrevemos antes no artigo Inovação, Visão, Criação e Gestão, e voltamos ao tema sempre que descrevemos o ADN da nossa marca. Falamos de comunidade e do nosso papel para a construção do bem-estar das comunidades onde integramos os nossos projetos. Agora, falamos da acessibilidade digital para alcançar o nosso objetivo.
Mas se as comunidades onde integramos os nossos projetos são importantes, elevamos ainda mais a fasquia da nossa missão quando nos dirigimos a toda a sociedade e assumimos o nosso dever de contribuir para a consciencialização das mesmas para a sustentabilidade do todo.
Se as plataformas digitais nos permitiram ficar mais próximos na era do distanciamento social, também é verdade que nem todos tivemos a oportunidade de tirar partido dessas tecnologias. E isto acontece pela ainda diminuta relevância da Acessibilidade Digital para a generalidade das empresas/negócios.
O que é a acessibilidade digital?
A Acessibilidade Digital consubstancia-se num conjunto de processos e ferramentas que visam otimizar um site ou uma plataforma digital de forma que esta seja acessível a todas as pessoas com algum tipo de deficiência.
As necessidades mais comuns relacionam-se com pessoas invisuais, baixa visão, daltonismo, surdez, deficiências cognitivas ou restrição das habilidades motoras. Para chegar até elas, da mesma forma que fazemos com a restante comunidade, há que olhar para diversos itens que podem ser otimizados na perspetiva da acessibilidade – é o caso de diversas tecnologias de assistência, como TalkBack no Android e VoiceOver no iOS, softwares de áudio.
E os benefícios são para todos
A acessibilidade digital é uma excelente oportunidade para rever toda a sua comunicação digital, inovar e contar com vários benefícios. Para além de cumprir o seu papel de integrador social e contribuir para o bem-estar geral da comunidade, o site https://mwpt.com.br/ – Web para todos, indica os seguintes benefícios para a sua organização:
- Ampliação e diversificação do seu público.
- Inovação em seu conteúdo, comunicação moderna, colaborativa e empática, trazendo maior valor agregado à sua organização e fortalecimento da sua marca.
- Melhor interação com o seu público, aumentando as chances de fidelização.
- Melhor performance e usabilidade das suas redes, criando vantagem competitiva.
- Um site acessível é mais fácil de navegar, carrega mais rápido, é mais simples e amigável.
- Cumprir um importante papel social que realmente promove transformação!
- Mais visibilidade nos motores de busca. A acessibilidade torna o código do site mais organizado. Isso auxilia os robôs, como o do Google, a encontrarem mais facilmente o conteúdo.
- Mais facilidade e agilidade na manutenção do site.
- Aumento de compatibilidade com todos os dispositivos, plataformas, sistemas e navegadores.
Em 2020, o Governo Português aprovou 10 projetos de Turismo Acessível com um investimento superior a 2,8 milhões de euros através do Programa Valorizar. Estes correspondem às diretrizes de acessibilidade exigidas e contribuem para a sociedade como um todo, para uma maior integração e inclusão. Se bem que muitos deles ainda se focam apenas na problemática da mobilidade, é de saudar o surgimento de projetos que entendem as plataformas digitais e as tecnologias como facilitadoras da inclusão de pessoas com deficiência, tornando a sua oferta turística acessível a todos.
Quando falamos da missão e ADN da ABC Hospitality, conseguimos facilmente perceber como o contributo para a comunidade está patente em cada passo dos seus projetos, tornando a acessibilidade num dos pontos obrigatórios dos seus projetos, incluindo todos e cada um nesse respeito pela vida, na busca pelo equilíbrio e nesse conceito Wellness que de forma holística abrange todas as nossas ações.
Digital Marketing
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Deixe um Comentário