Como a Gestão e Programas Wellness podem Prevenir o Burnout

Nestes tempos tão diferentes, que nos afetaram a todos de diversas formas e feitios, surgem desafios cada vez maiores a nível da gestão das operações, desafios esses que anteriormente eram discutidos apenas a um nível superficial.

O principal desafio que vemos surgir como consequência deste momento de stress e ansiedade é o chamado burnout. Este fenómeno, que antes era um “papão” nas conversas nas empresas, deve hoje ser encarado como um problema com consequências nefastas para a cultura e dinâmica da empresa, bem como para a produtividade dos colaboradores., . É um problema de saúde pública inclusive, que hoje tem que ser combatido de forma incisiva através de programas de gestão e de wellness.

As empresas devem olhar para os seus colaboradores como seres humanos, cujos aspetos físicas são afetados pelas questões mentais, cujo “trigger” advém não só do processo de trabalho, mas também as estruturas familiares. As empresas têm esta responsabilidade social, no que concerne a desenvolver nas suas organizações formas de assistir os seus talentos a estarem no topo das suas capacidades.

Como podem ajudar? Ficam algumas dicas:

  • Fale com os colaboradores e quando eles responderem, realmente escute.
  • Consulte os colaboradores regularmente para falar sobre a sua carga de trabalho, os seus níveis de stress e de que tipo de ajuda precisam.
  • Seja justo.
  • Reconheça o esforço.
  • Capacite os colaboradores quando estes sentem que não têm nada a dizer nos negócios ou no trabalho.
  • Mantenha o foco nos pontos fortes. Quando os colaboradores fazem o que amam, isso fica evidente no trabalho que realizam.

Os gestores e lideranças não são o único recurso que um empregador pode utilizar para mitigar o stress dos colaboradores. Desenvolver um programa de bem-estar corporativo também pode desempenhar um papel importante e ajudar a equipa a reduzir o desgaste.

  • Incentive as pausas. Fazer pausas regulares de uma tarefa em andamento ajuda os colaboradores a resolver problemas, estimula a criatividade e pode reduzir o stresse e a ansiedade que costumam acompanhar cada projeto.
  • Ensine skills de resiliência e torne-os capazes de enfrentar as situações. . Nem todos os funcionários conhecem métodos eficazes para lidar com situações stressantes.
  • Crie zonas livres de stress. Enfeite a sua tradicional sala de descanso com iluminação suave, assentos confortáveis e música relaxante. Promova-a como uma sala “sem stress” e incentive os colaboradores a aparecerem quando precisarem de um momento de “recharge”.

Luis Madera
Hotel Management Strategy
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proud Ambassadors Global Wellness Institute

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