Hight Tech vs High Emotional – 4 Passos para implementar Contactless
O “Contactless” veio para ficar pelo menos nos próximos tempos.
O paradigma de uma hotelaria focada em procedimentos evoluiu para uma versão mais focada na arte de bem receber, na proximidade, privilegiando e promovendo as relações entre o hóspede e o hoteleiro. Estamos numa outra Era da Hospitalidade, o método tradicional ficou para trás, hoje e cada vez mais, o contato Humano é valorizado e complementa o que o digital não consegue fazer.
É vital para a sobrevivência da hotelaria que exista inovação e atualização, por isso partilho os passos estratégicos que ajudam no presente a apostar no futuro e implementar sistemas contactless.
Assim neste processo de transformação digital muita coisa se tem feito de forma exemplar, no entanto, outras destacam-se pelo amadorismo, sem estratégia e sem fio condutor: desde os menus digitais que não são mais que simples PDF´s sem qualquer integração com os sistemas de gestão, aplicações de menus online, sem interface de gestão, sinalética digital estática etc.
Na expetativa de poder ajudar, identifico algumas soluções que são cada vez mais importantes para que hóspedes e clientes, através de sistemas contacless, se sintam mais seguros quando entram num hotel, seja para ficar um fim de semana ou simplesmente ir almoçar, contemplar um pôr do sol no bar ou jantar. Privilegiar a facilidade e rigor de procedimentos, com a valorização da experiência emocional humana.
KEYPASS DIGITAL
- Um exemplo é o Digital Keypass, é uma aposta da Software House HHS portuguesa.
- Aplicação que possibilita uma interação direta com hóspede.
- Totalmente integrada com toda a família Host Hotel Systems PMS e POS
- Rápida instalação
- Disponibiliza uma gama alargada de funcionalidades e serviços, simples e intuitivos, como por exemplo:
Permite que o hóspede aceda através de app, sem necessidade de instalar nenhum software nos equipamentos, a funcionalidades como: acesso à sua conta corrente, pedidos de room service, menus digitais e pedidos diretos/ integrados, e até check-out express. Para além de todo o tipo de informações e serviços de terceiros, como protocolos com aluguer de bicicletas, pedidos de táxi, ou cross sales de outras marcas e produtos do Grupo Hoteleiro.
CONTROLE DE ACESSOS
Os dois gigantes do mercado, a Salto e Assa Abloy, disponibilizam já no mercado fechaduras ou upgrades ao sistema instalado, soluções de abertura contactless via BLT nos smartphones.
Existem já integrações feitas com os softwares de keypass digital, para que o hóspede não tenha necessidade de ter mais uma app para esta função, desta forma a jornada do hóspede dentro do hotel é intuitiva e fácil, desde autorizar a subida no elevador até ao piso do quarto, como o acesso ao spa e piscina, abertura de porta do quarto. Tudo isto sem nenhum tipo de contacto e de forma totalmente segura, quer no ponto de vista eletrónico quer de saúde.
KIOSK SELF-CHECK-IN
Já é possível encontrar no mercado soluções nacionais de kiosks para hotéis, estes facilitam todo o trabalho do front-office, permitem uma maior liberdade do hóspede no check-in, privilegiando uma experiência emocional que corresponde às atuais necessidades das pessoas – segurança, eficiência e privacidade, porém tudo acompanhado pela equipa do hotel de forma a garantir que tudo acontece de forma perfeita. O fantástico é que equipamentos já podem ser personalizados, integrados com a arquitetura de interiores do hotel, desenhados para colocação em locais específicos como secretárias armários etc, e são facilitadores de serviços, como pedidos de transferes, locais a visita.
Sinalética Digital
Cada vez mais é importante a aposta nestas formas de comunicação dentro da unidade, quer para reforçar as medidas preventivas, como para informar horários dos outlets, serviços do hotel, happy hour e até mesmo ter em tempo real a informação meteorológica. A aposta nestes meios de comunicação é cada vez mais uma necessidade, os ecrãs podem ser embutidos na decoração, em espelhos, ou até mesmo em pedestais produzidos em qualquer formato e cor.
Na ABC Hospitality Sustainable Luxury Hospitality apostamos na requalificação das unidades para que possam estar aptas e à altura das grandes oportunidades que a inovação nos proporciona.
É importante escolher a melhor solução para cada unidade de forma personalizada, selecionar parceiros que estão alinhados com o futuro. Vivemos novos tempos que requerem novas soluções, sempre integradas com uma estratégia de gestão e de experiência do cliente, acima de tudo porque as equipas podem finalmente focar a sua atenção na experiência emocional integrada de cada cliente, para um verdadeiro serviço “guestcentred”.
Rui Picão
IT Strategist Designer
ABC Sustainable Luxury Hospitality
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