HOSPITALIDADE DE PROPÓSITO

HOTELARIA COM SENTIDO DE MISSÃO – A PALAVRA MAIS DISRUPTIVA É “ALMA”

Achar que depois da pandemia tudo será igual, é insanidade. A profunda mudança neste sector e na vida, está apenas a começar!

REDEFINIR MODELOS DE MARCA E NEGÓCIO:
Agora que estamos focados na retoma, é vital repensar o presente e analisar os modelos de negócio com um sentido estratégico que visa proteger a Vida da Marca/ Empresa, como? É importante analisar o que está a acontecer em Junho: quais os principais destinos que os consumidores estão a pesquisar? o que estão à procura e o que mais valorizam? quais foram os primeiros tipos de alojamento a sentir os sinais de procura? que distâncias estamos dispostos a fazer para “desligar” de um mundo tão saturado? E quais estão a ser as primeiras escolhas dos portugueses?

Estamos a viver uma grande oportunidade que “começar de novo”, como se tivéssemos feito um “reset”. É tempo de repensar e refletir ao mesmo tempo que estamos focados em reabrir as unidades hoteleiras e retomar as viagens – porém se não fizermos este profundo exercício, corremos o risco de voltar a errar. O Artigo do Luís Barbosa “Be one of a Kind or Be Gone” coloca o dedo na ferida. O Jogo da oferta e da procura mudou, e acredito que com um impacto a médio/ longo prazo. 

A DISRUPÇÃO DO PROPÓSITO 
O mais valioso de uma Marca é a sua “alma”, o que é invisível aos olhos mas valioso para o “coração”, é o que nos faz conectar, identificar que nos nutre espiritualmente, emocionalmente e até mesmo fisicamente – Prova disso: a busca inconsciente que todos nós expressámos nestas semanas – a Busca pela Natureza: sentir o Ar, o Sol, ouvir o Som do Silêncio, desligar, fugir e ter espaço para sentir tudo isto – uma hibernação social à qual apenas fazemos excepções para pessoas que fazem parte do nosso círculo mais íntimo.

Felizmente nestes anos mais recentes, temos em Portugal maravilhosos exemplos de pessoas que apostaram nos seus sonhos, verdadeiras missões de Vida – Hospitalidade de Propósito – Projectos que ganharam Vida com conceitos fortes e integrados, que hoje são referências no segmento de Real & Authentic Wellness Lifestyle. Vivem longe do protagonismo vazio mas, têm um sólido reconhecimento da sua missão…e isso sim é luxo. E por isso foram as primeiras a abrir e a receber clientes que procuram a segurança de uma Marca de confiança.

AINDA É POSSÍVEL REQUALIFICAR PARA REFORÇAR
Existem inúmeras unidades hoteleiras que “nasceram” apenas por “oportunismo” já que o setor do Turismo é responsável por 14% do PIB. O embate negativo da pandemia veio expor a fragilidade empresarial e humana.

São várias as unidades que estão a ter grandes dificuldades para retomar a sua atividade. A experiência da AB&C Hospitality prova que é sempre possível reajustar, requalificar e relançar uma unidade hoteleira, desde que exista esse sentido de missão e compromisso por parte da Administração/ Investidor.

“O LUXO DO SÉCULO XXI VAI SER O INTERIOR DE PORTUGAL”
Em 2007, Pedro Machado, Presidente da Região de Turismo Centro de Portugal fez esta afirmação, antecipando a realidade de 2020. Estou 100% de acordo e acrescento que é mais do que uma Região, é preciso incluir o Arquipélago dos Açores, o Norte, o Alentejo e a Natureza da Ilha da Madeira.

O luxo é a Alma contida na simplicidade, na autenticidade de cada lugar, na medida em que está protegida e é honrada.

Ana Cristina Guilherme
Hospitality Wellness Brandologist 

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

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