Hotelaria é um Negócio Peculiar
Peculiar porque nela gerem-se, acima de tudo, relações “interpessoais” e todo o serviço por ela prestado tem de ser, em primeiro lugar, um ato constante de “dar.
Nós “vendemos” hospitalidade e esta é uma arte que se traduz na prestação de um serviço que todos os dias evolui e que diariamente requer um acompanhamento profissional que beneficia de muita sabedoria “interior”, guiando a evolução necessária ao longo dos meses e anos.
Testemunhamos com frequência o erro de proprietários/investidores em desvalorizar o trabalho dos profissionais qualificados que infelizmente, desde há anos, caíram um vazio legal. Confesso que talvez fizesse todo o sentido esta liberalização profissional se a maioria dos empresários tivesse uma visão holística do mesmo, e tomasse a acertada decisão de “apreender” e delegar com humildade naqueles que têm esta sabedoria e talento para gerir e operacionalizar hotéis e, que, no fim das contas, recuperam o seu investimento.
Este não é o negócio para “investidores” ambicionarem uma “Yield” de mais 8%/ano, ou porque está na moda ser dono de um hotel, ou por outras razões…
Quem investir numa unidade hoteleira nova, ou na sua requalificação, investe num autêntico legado que tem como missão valorizar a autenticidade do local, costumes e tradições, oferecer um verdadeiro serviço de hospitalidade consistente com um conceito diferenciador e de preferência inovador que é criado por um conjunto de profissionais e parceiros de negócio, e depois implementado e testado pelos profissionais que estiverem altura do desafio. Este negócio é para quem quer e gosta de estar “Ao serviço” de outros, constantemente.
Estamos a assistir a novas formas de estar e ser que muito se interligam com este negócio peculiar. Uma delas é a Gestão ESG, que mostra o caminho que todas as unidades hoteleiras deveriam percorrer no sentido de ter um retorno mais sustentável do negócio e socialmente mais responsável. O retorno financeiro é inevitável para quem confiar o seu negócio hoteleiro a este caminho e aos profissionais qualificados e com devida experiência comprovada.
Temos muito “trabalho de casa” para fazer na nossa oferta de forma a que a procura não seja defraudada por tanto Marketing do “Melhor Destino do Mundo”.
Urge a mudança de “mindset” no tecido empresarial e uma maior coerência em termos de objetivos comuns entre o sector publico e o privado.
Ana Cristina Beatriz
New Business & Projects Manager
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proudly Ambassador
Global Wellness Institute
Deixe um Comentário