NÃO É MUDAR É EVOLUIR

Não são as Marcas mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes e SIM as que melhor se adaptam à evolução e mesmo assim nada é garantido.

Combinei consigo que este artigo seria sobre os outros 3 arquétipos de Marcas que faltavam mas, este tema merece prioridade e tenho como missão trazer temas que trazem uma nova perspectiva sobre o comum e sobre o que está em falta.

Acredito que podemos fazer sempre mais, melhor e diferente. Tal como cada pessoa é única, cada Marca é única e tem em si um imenso valor.

O FUTURO É O PRESENTE
Sempre que se fala em “mudança” há sempre uma reacção de retracção, as pessoas acomodaram-se ao comum, ao habitual, ao “foi sempre assim”, permanecem com o mesmo curso que tiraram há uns 10, 20, 30 anos atrás e por isso cristalizaram, seguindo apenas a experiência do dia-a-dia, que é valiosa é certo mas, não chega.

Acredito que mais do que Mudar, Evoluir está no nosso ADN
Faz parte da nossa natureza mais instintiva e mesmo assim conseguimos travar a mudança mas, a força que move o mundo é mais forte que os nossos egos acomodados e por isso somos diariamente confrontados com evidências. Um mundo que evolui e traz consigo mudanças que forçam os mais resistentes a olhar para o presente como ele é: seja o Uber, os Hostels, o Airbnb, o Street Food, o Wellness, Sharing Economy, Smart Travel, Slow Travel, Lowcost, Hospitalidade Criativa… As Marcas são desafiadas a descobrir em Si mesmas o seu Propósito e o seu inato Valor.

Já falar em “Evoluir” promove uma disponibilidade para ouvir, aprender, saber mais e acredito que aqui reside a chave para o passo necessário a ser dado por parte dos principais players do mercado.  Como disse e bem Luc Hendrickx, Senior Manager da Events by TLC: os Millennials são a Now Generation, são estes os actuais clientes e que em 2025 representam 75% do mercado de consumo, se a sua Marca ainda não tem uma estratégia para os conquistar….quer dizer que a Vida da sua empresa será curta.

EVOLUIR É A ESCOLHA NATURAL DE CADA MARCA
Esta evolução traz consigo uma natural inovação que nos remete para questionar o que tem sido feito até hoje, seleccionar apenas o que é muito bom e evoluir na forma e no conteúdo capitalizando no que nos distingue.

TUDO TEM A VER COM TUDO
O Mundo do Turismo e Hotelaria mudou e está muito mais exigente pelo excesso de oferta de produtos e serviços: cada vez mais iguais e sem alma ou paixão, estou a generalizar é certo, verdade é que são os novos players do mercado que muitas vezes recordam os mais experientes que é mesmo necessário voltar à essência da hospitalidade, da personalidade de cada hotel, cidade, aldeia, destino, agência, companhia área e porque tudo está ligado a tudo, o Turismo é por si mesmo o grande e quase único sector puramente emocional e pela ganância de resultados esquecemos isso durante algum tempo um tempo. Hoje o sucesso de uma Marca/Empresa é resultado de uma abordagem integrada, completa em 360ª: desde o seu ADN (Propósito: Coração da Marca, História, Conceito), aos seus Processos e USP e é claro aos seus produtos e serviços, a parte material e visível do negócio. É esta visão do mais intangível ao mais tangível.

SEM PAIXÃO NADA FEITO
Tal como os casamentos de fachada, existem muitas empresas que sobrevivem pela fasquia do normal, as pessoas que lá trabalham contam os dias para o ordenado e pouco mais…e a Paixão? Onde está a Paixão? Onde está o sentido? Sem paixão não há visão e sem esta uma empresa vive à margem do seu potencial.

A sua Marca representa o quê? Quais são os seus valores? Qual é a sua Visão mais ambiciosa? Que legado quer deixar ao Mundo?

Por Favor Apaixone-se!
Ana Cristina Guilherme
Hospitality Wellness Brandologist 
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proud Ambassadors Global Wellness Institute
Happiest Places to Work – Awards

Branding & Marketing | Traços chave: Criatividade, Visão, Paixão

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