O Email Marketing de mensagens reais, para pessoas reais, não morreu e está de boa saúde!

Quantas vezes já se decretou a morte do Email Marketing? Ano após ano, aparecem artigos falaciosos sobre esse tal “email marketing que não sobreviverá por muito mais tempo”.

Considerado por muitos um meio de comunicação invasiva, confundido muitas vezes com spam, ele é, na verdade, uma ferramenta fundamental para manter a proximidade com os clientes, fidelizando-os e, idealmente, gerando uma sensação de pertença a uma comunidade.

Mas na sua perspetiva de catalisador positivo, o email marketing não deve ser visto como um meio de venda pura e dura, utilizado para promoção de produtos com descontos, nessa faceta de publicidade generalista e massificada, em que a mensagem nada acrescenta ao recetor. O que de positivo traz o email marketing, e o que faz com que continue vivo e de boa saúde, é a personalização e segmentação da comunicação, a sua capacidade para transmitir mensagens relevantes, em momentos oportunos e que os recetores queiram, de facto, receber.

Tendo em conta o número de pessoas que utilizam email (espera-se que ronde os 4,3 mil milhões de utilizadores em 2023, segundo o relatório “Number of e-mail users worldwide from 2017 to 2024”) e aqueles que o declaram como ferramenta preferencial para receber mensagens, o melhor que tem a fazer é estudar o seu público e saber se a frase “o email marketing morreu, o que interessa são as redes sociais” faz mesmo sentido para a sua empresa.  

No entanto, a suposta predisposição do seu público para receber este tipo de mensagens não deverá ser o único fator a ter em conta. Não será a primeira vez que ouve que o “conteúdo é rei”, e neste caso é essa mesmo a realidade.

Numa fase em que o nosso público pode ser considerado digitalmente evoluído, ninguém está disposto a receber mensagens publicitárias sem conteúdo, sem relevância. O conteúdo do seu email marketing deve ser interessante, acrescentar algo a quem o lê, e até, ser educacional. Esta fórmula, mais real, próxima do seu cliente, respondendo às dúvidas e questões que este pode ter, dando-lhe dicas para que possa explorar, sugestões para que possa sonhar… é o caminho para o sucesso do relacionamento com o cliente.

E aqui, como exemplo, vamos recorrer àquilo que nós, ABC Sustainable Luxury Hospitality, sabemos, e fazemos através do nosso email marketing:

  1. Sabemos que temos em mãos uma missão: reunir todos em prol de um propósito maior, de um bem comum, do turismo português de excelência. Para tal, é preciso educar a comunidade, gerar awareness face à Wellness Hospitality, mostrar que estamos a viver esse reality shift e que, as empresas, vão querer estar preparadas para responder àquilo que nós consumidores esperamos delas.
  2. Falamos diretamente para aqueles que entendem que estão a viver um momento único, que as suas ações podem fazer parte de algo maior, os seus negócios podem inserir-se e melhorar as comunidades e ter um poder transformativo junto do indivíduo.
  3. Fornecermos conteúdos de interesse, que acrescentam valor e conhecimento a quem os lê. Com artigos de jornalistas e publicações conceituadas, com exemplos de unidades hoteleiras que já fizeram o seu caminho no segmento de Wellness, com dicas ou sugestões de retiros, de práticas para melhorar o seu well-being em casa, e até, como trazer o well-being para as empresas, transformando o papel dos recursos humanos.

São vários os temas que queremos fazer chegar a quem nos segue, e queremos claro, chegar a um número maior de leitores, a todos aqueles que sentem que aquilo que temos para partilhar vai melhorar o seu dia, dar-lhe uma nova perspetiva sobre o seu negócio, sobre o seu estilo de vida, sobre o mundo. Se é isto que lhe interessa a si e ainda não recebe os nossos conteúdos semanalmente, pode subscrever a nossa Newsletter aqui – e fazer parte de uma lista real, com recetores reais, que querem conversas e relações reais com as marcas.  

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ABC Sustainable Luxury Hospitality

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