O Metaverso: a Nova Fronteira para o Wellbeing.

As últimas semanas foram de discussão intensa sobre a alteração que uma das grandes ferramentas tecnológicas do século (e empresa) – Facebook – pretende fazer. 

O nome é Meta e a nova realidade é o metaverso. O metaverso é, de acordo com Zuckerberg, onde poderemos encontrar-nos virtualmente , trabalhar e divertir-nos usando um headset, um capacete VR, óculos ou outros dispositivos. Um videojogo da vida real.

Mas as suas implicações ainda pouco conhecidas colocam questões pertinentes, como até que nível poderá afetar de forma positiva ou negativa um dos principais pilares do Wellness, a saúde mental.

Apesar de vários anos de estudo demonstrarem as consequências negativas dos excessos de interação digital, existem já diversas ferramentas baseadas nesta tecnologia que pretendem ter um efeito contrário, isto é, utilizar estes universos digitais para tratamentos de ansiedade social e outros problemas de saúde mental. A capacidade de evolução da tecnologia pode permitir uma redução de custos de tratamentos e maior e melhor acesso da população aos mesmos.

Nestes universos, o paciente pode navegar num consultório médico ou noutra situação social no espaço virtual e aprender com o tempo a gerir os sentimentos de ansiedade que podem surgir. A imersão e a sensação de que se está realmente a interagir com outro ser humano ou outro personagem permite que o paciente trabalhe através de camadas de cognição e entenda que os padrões de crença que tem não são necessariamente verdadeiros.

Um estudo revisto por pares do psicólogo Daniel Freeman da Universidade de Oxford concluiu que os pacientes que usaram a terapia de RV automatizada experimentaram uma redução de 38% na ansiedade e nos sintomas de apatia social em num período de seis semanas.

Assim, embora a ideia de um metaverso virtual possa parecer estranha e até desconexa das crenças de presença real e de wellbeing, a escala e a adaptabilidade da RV terão valiosos usos sociais. Podemos já imaginar a potencialidade da sua utilização em futuras unidades hoteleiras que preconizem o tratamento e reencontro dos hóspedes consigo mesmo, quem sabe através desses universos alternativos.

Se o Metaverso é algo ainda desconhecido, é ao mesmo tempo uma afirmação de que demos um passo para além da Internet que conhecemos hoje.

Luis Madera
Hotel Management Strategy
ABC Sustainable Luxury Hospitality

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