O que Vai Mudar Agora?

Aviação, Hotelaria, Cultura, Restauração, Grandes Superfícies, estão agora a reinventar-se, tentando que o impacto, sendo já brutal, não comprometa de forma definitiva a economia do País.

Cedo percebemos que isto mudaria a maneira como vivemos e mais ainda o modo como trabalhamos. Desde março que esta pandemia tem alterado a vida de todos. Teletrabalho e layoff passaram a fazer parte das palavras do nosso dia-a-dia.

Mas agora, é tempo de reabrir, reinventar e reerguer o País.   Muitas e diversas empresas já se adaptaram. A Humanização ganhou força, assim como o modelo de trabalho remoto. Mais do que isso, muitos negócios precisaram de se reinventar para sobreviver, moldando novas estratégias para não perder o seu público. Outros precisaram optar por demissões, renegociações de dívidas, suspensões contratuais, reduções de salário, entre outros mecanismos de ultimato de sobrevivência.

No meio de tudo isto, o protagonismo dos profissionais de RH deu as caras no mercado.
A parte burocrática – da onda de cortes às adaptações para as novas medidas anunciadas pelo governo – nunca esteve tão em alta. Além disso, coube ao RH fortalecer-se para olhar pelo bem-estar dos seus colaboradores, atuando ativamente na promoção da saúde física e mental, especialmente por conta do misto de sentimentos de quem esteve tanto tempo isolado e enfrentar todas estas mudanças bruscas de comportamentos. Todo o contexto motiva empregados e empregadores não somente a debaterem como lidar com as incertezas atuais, mas também a questionarem-se: como será o pós-pandemia?

Cada vez mais, os profissionais de gestão de pessoas deverão ser vistos como parceiros do negócio, fazendo uma gestão eficiente dos recursos e custos, capaz de alavancar produtividade e os resultados desejados.

Tratar os nossos colaboradores como tratamos os nossos clientes! É uma das valências na AB&C Hospitality!

Não há muito tempo para ensaios ou grandes debates. Agora é hora! Todos temos de ceder em alguma coisa, ainda que decisões difíceis e duras tenham de ser tomadas, é importante estarmos alinhados em prol do bem comum e do respeito pelo próximo. 

Neste contexto, é necessário dar ênfase à reinvenção pela qual quem atua com gestão de pessoas precisará passar. E por isso, duas dimensões exigirão atenção especial:

  • Garantir a infraestrutura do funcionamento da área típica de RH: os processos, segurança, benefícios, remuneração, formação, recrutamento e seleção, cumprimento da legislação.
  • Contribuir para a requalificação e transmissão da cultura da empresa: as relações de trabalho que vão mudar, a dinâmica de líderes e liderados que vai ser diferente. É preciso traçar o novo perfil dos profissionais do futuro, dentro da transformação cultural que está a caminho. 

E para que as portas do futuro sejam abertas será obrigatório o desprendimento do passado. Já vivíamos numa era tecnológica e digital, e é esta dinâmica que está a ser intensificada neste momento. Isto só vem mostrar que é possível, facilitar e desburocratizar as coisas.

Resiliência, criatividade e gratidão, são as tendências a serem mantidas no pós-pandemia. 

Alexandra Outeiro
HR Specialist
AB&C Hospitality Management and Operations

People & Talent Manager | Traços chave: Compromisso, Responsabilidade, Motivação

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.