Que Aspetos Socioeconómicos e Ambientais vão Moldar os Planos Hoteleiros em 2023?
Como indústria, o desafio de transformar o setor é procurar soluções que abordem as questões ambientais e sociais globais no curto e médio prazo para garantir a criação de valor no longo prazo.
De 7 a 19 de dezembro, a Conferência da ONU sobre Biodiversidade COP15 acontece em Montreal, no Canadá. Os líderes mundiais decidem essa semana sobre o proposto Quadro de Biodiversidade Global Pós-2020. A Convenção sobre Diversidade Biológica é a maior conferência sobre biodiversidade da década. Espera-se que os líderes mundiais cheguem a um acordo sobre uma Estrutura Global de Biodiversidade. A estrutura de biodiversidade global pós-2020 será apresentada para consideração. A estrutura tem 21 metas orientadas para ação urgente ao longo da década até 2030.
Biodiversidade saudável significa pessoas saudáveis, alimentos e segurança hídrica.
Os hotéis que liderarem a conversa sobre sustentabilidade e regeneração em 2023 consideram avaliações de riscos e oportunidades e focam-se em impactos tangíveis.
A atual situação global pode ser descrita como uma policrise com múltiplas crises de longo prazo culminando simultaneamente num momento de risco sistémico, com cada uma a impactar negativamente a resolução das restantes. As consequências dessas crises podem ser avaliadas de forma mais completa, observando-se através de três lentes diferentes: uma lente ecológica, uma económica e uma social/política. – Triodos Investment Manager 2023 Outlook
Como seria essa transição no setor hoteleiro?
Food & Beverage
A fonte de alimentação dos estabelecimentos de F&B em alojamentos, como restaurantes, bares e buffets, está a mudar rapidamente. A necessidade de apoiar a agricultura regenerativa, optar por cadeias de fornecimento e práticas de abastecimento mais justas, e as próprias dietas saudáveis dos hóspedes estão a gerar mudanças nos comportamentos nas cozinhas, face aos ingredientes e fornecedores. Alguns exemplos são a opção por um abastecimento consciente, a promoção de ingredientes à base de plantas, de permacultura e sazonais, ou a inserção das emissões de CO2 nas ementas, entre outros.
Circularidade Hoteleira em FF&E e OS&E
A circularidade dos fornecedores operacionais e do mobiliário de construção também desempenha um papel crucial no plano de circularidade do hotel. Há oportunidades de alugar, usar em segunda mão ou dar uma segunda vida a móveis e utensílios de outras propriedades, ou simplesmente doá-los para manter o ciclo fechado. Na Europa, está a ser desenvolvida mais regulamentação nesse sentido, por exemplo, os requisitos de embalagem Regulamento da UE para reduzir o desperdício e tornar todas as embalagens recicláveis até 2030.
Transição Energética
As contas de energia estão entre as utilidades mais caras da Europa. Em última análise, o objetivo é implementar uma estratégia de descarbonização hoteleira e desinvestir nos combustíveis fósseis, investindo em energias renováveis que se encaixem na infraestrutura energética local. Além disso, mais hotéis no centro da cidade estão a optar por telhados e outras áreas de ativos para aumentar a biodiversidade e apoiar projetos de compensão de carbono.
Esta é uma oportunidade para o setor apoiar esta transição, apoiar destinos prósperos e explorar oportunidades baseadas e lideradas pela comunidade fora do hotel.
Bem-estar
Marcas, operadoras e investidores têm a oportunidade de melhorar o bem-estar além da arquitetura e do design, observando como melhorar as operações do hotel e a experiência dos hóspedes e funcionários. Os hóspedes têm uma satisfação menos materialista e têm tendências de reserva favoráveis a marcas inspiradoras, saudáveis e focadas no bem-estar.
Ter procedimentos e SOP pode permitir a criação de um espaço onde todos se sintam seguros e facilitar a inovação centrada nas pessoas. Para isso, é essencial criar um ambiente onde as equipes possam prosperar independentemente das adversidades.
Educação e Implementação
Cada equipa deve trabalhar para o mesmo objetivo e propósito. Isso significa não apenas atingir os KPIs, mas também considerar os impactos dos ativos na natureza e nas diferentes partes interessadas do negócio. Assim, ter uma infraestrutura interna e uma estratégia de formação e desenvolvimento é fundamental, independentemente da estrutura da marca e do tamanho da equipe.
O impacto na receita de ativos e ADR
– A disposição dos hóspedes do segmento de luxo & lifestyle em pagar mais (WTM) por estadias conscientes.
– A sustentabilidade está a tornar-se uma commodity nos hotéis e é esperada pelos viajantes.
– O custo da inação (COI) deve ser calculado e como isso afetará a materialidade financeira.
– Despesas com ativos de carbono elevado e em não conformidade e risco de perda da licença para operar.
– Potencialmente ter ativos ociosos devido à falta de adaptação e consumo de energia.
Digitalizar o Ativo
Quando as marcas implementam tecnologia nos seus portfólios, elas precisam selecionar cuidadosamente o software ou a tecnologia a ser usada. Ao escolher métricas, áreas de medição e ferramentas de monitorização, escolher os pontos de recolha de dados não é tão crucial quanto determinar as métricas apropriadas.
O uso da tecnologia combinado com uma abordagem de melhoria contínua pode apoiar a integração da sustentabilidade. A coisa mais significativa sobre a implementação da tecnologia hoteleira é o contexto.
Digitalização de back-office:
– Automatizar processos.
– Use a tecnologia para organizar tarefas não planeadas e vinculá-las a
cenários e problemas relacionados com o clima.
– Educação da equipe através de formação digital.
– Procedimentos digitalizados transformam as práticas do hotel.
A implementação de PMS em nuvem, a construção de sistemas de tecnologia, APPs de gestão de instalações, ferramentas de medição e geração de relatórios e ferramentas de comunicação interna ajudarão a melhorar a implementação, a comunicação e a transparência dos processos organizacionais.
Os KPIs são usados para medir o desempenho operacional de um hotel, e os SDPIs são usados para avaliar o desempenho de desenvolvimento sustentável de um hotel. No entanto, as empresas devem prestar contas não apenas sobre o seu desempenho em termos de eficiência económica e boa governança, mas também em relação aos impactos ambientais, sociais e de direitos humanos.
Os indicadores, metodologias e modelos de relatórios atuais ainda não fornecem uma base adequada para avaliar os impactos socioeconómicos, de governança e de desenvolvimento ambientalmente sustentável. São vários os pontos que tornam os relatórios de sustentabilidade ineficazes e que precisam ser abordados de forma a criar avaliações significativas. A sobrecarga de relatórios e um número excessivo de indicadores também são problemáticos. -Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD)
A implementação de tecnologia sem a mentalidade, cultura e educação de liderança corretas é ineficaz para atingir as metas de sustentabilidade dos negócios. Enquadrar a estratégia na direção certa, recolher dados e entender o contexto do hotel é fundamental para uma gestão eficiente de ativos e implementação de tecnologia.
Maribel Esparcia Pérez
ESG Sustainability Expert
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proudly Ambassador Global Wellness Institute
Happiest Places to Work – Awards
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