Sustentabilidade no Turismo passa pela Requalificação

Acredito que continua a ser necessário mais investimento internacional e nacional para financiamento de novas unidades hoteleiras.

No entanto, considero que estas devem repensar a sua localização, evitando os municípios que se encontram completamente saturados em termos de alojamento hoteleiro. Temos um país riquíssimo e temos regiões que precisam da atividade turística como alavanca de tantas outras atividades que contribuem para o desenvolvimento desses municípios e/ou regiões, muitas vezes autênticos desertos,, repletos de “oásis” para descobrir.

Por um outro lado “insistimos” em construir novo, usando recursos naturais e outros, quando mesmo ao lado está aquela unidade hoteleira que precisa de uma “requalificação” urgente. E o que é requalificar?

É, em primeiro lugar, dar um novo rumo a uma unidade que já teve o seu propósito (ou que nunca o teve), implementando uma estratégia que a eleve a um papel realmente diferenciador e sustentável. Essa estratégia, que impacta o todo, chama-se “Conceito Hoteleiro” e visa ser um documento sério e fundamentado, integrando o devido estudo de viabilidade económica que comprova a sua rentabilidade.

Em segundo lugar, será necessário investimento – quer para requalificar os espaços ( o que pode ser feito de forma faseada e estruturada), quer para remunerar equipas que têm o talento de concretizar o que foi estipulado no primeiro passo.

Em terceiro lugar, é necessário que o “decisor” se deixe “guiar” pela equipa que contracta para fazer “acontecer”, sendo que por motivos óbvios, deverá ser externa à existente. Quando todos são chamados a participarem em algo que é comum, o sucesso é garantido.

Em quarto lugar, essa requalificação permite também olhar para unidade em termos de sustentabilidade e adequar a mesma aos critérios ESG básicos de forma a iniciar um caminho tão necessário ao todo e que muito em breve a procura exigirá.

Em quinto lugar, a aposta pode ser em conceitos como Wellness & Healing que, para além de ser um segmento de mercado em grande expansão mundial, é uma forma de contribuir para a sensibilização da importância da prática diária de vários (pequenos) “rituais” e/ou atividades que melhoram a saúde mental, física e espiritual da sociedade em que se insere e de todas as que esta unidade acolhe.

Ana Cristina Beatriz
New Business & Projects Manager
ABC Sustainable Luxury Hospitality

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.