A importância do Marketing de Conteúdo na Hotelaria
Talvez já se tenha deparado com esta frase – “o conteúdo é rei”.
Embora o marketing de conteúdo fosse no seu início visto como apenas uma forma dos concorrentes se destacarem uns dos outros, é hoje em dia uma necessidade para qualquer marca moderna.
Se é proprietário ou diretor de um hotel, tem uma relação mais profunda com os seus clientes do que os gestores de outras empresas. Mesmo para uma estadia curta, eles recorrem e confiam em si para obter conselhos sobre refeições, entretenimento e alojamento para as suas necessidades.
Uma vez que se espera que seja uma fonte fiável de informação, que melhor forma de reforçar esta reputação do que através de conteúdos? Vários estudos demonstraram o valor do conteúdo na maioria das estratégias de marketing. É uma óptima forma de fidelizar os clientes, aumentar o envolvimento e reforçar a sua posição de marca. É também uma excelente forma de complementar o marketing, as operações e o serviço ao cliente.
Hoje em dia, por detrás de cada grande hotel ou de qualquer empresa está um manancial de conteúdos valiosos e relevantes que realmente “falam” com os hóspedes do hotel. Mas talvez ainda se esteja a perguntar: porque é que o marketing de conteúdos é tão importante para a hotelaria?
Porque é que o Marketing de Conteúdo é tão benéfico para hotéis?
Os potenciais hóspedes têm normalmente muitas perguntas sobre o seu hotel, mas nem sempre conseguem obter respostas através das mensagens de marketing tradicionais. De facto, os consumidores confiam cada vez menos nas mensagens publicitárias tradicionais. O Marketing de Conteúdo pode restaurar a confiança no seu hotel porque se baseia mais em educar os leitores do que em vender-lhes algo.
O conteúdo dá-lhe uma vantagem competitiva
Os conteúdos devem responder a perguntas, entreter ou fornecer informações valiosas aos seus leitores. Quando o seu hotel produz regularmente conteúdos que informam e entretêm, os potenciais hóspedes começam a confiar nos seus conhecimentos e existe uma maior probabilidade de acabarem por escolher o seu hotel na expectativa que este venha a tornar a sua próxima viagem numa experiência mais agradável.
Isto pode dar-lhe uma grande vantagem sobre a concorrência, especialmente se esta não estiver a oferecer qualquer tipo de aconselhamento, conteúdo online ou funcionalidades personalizadas. Para além de passar uma imagem de maior interação, o conteúdo pode ajudar a melhorar o ranking do seu website nos motores de busca (SEO), o que, por sua vez, torna o seu hotel mais visível do que outros nas pesquisas.
Um bom exemplo é o da cadeia hoteleira Choice Hotels Europe, que conseguiu num período de 12 meses, através do lançamento do website TravelTop6 dedicado à partilha de informações turísticas sobre os vários destinos em que os seus hotéis estão localizados – um aumento de 2,5 milhões de novos utilizadores e mais de 3400 visitas ao site de reservas da Choice Hotels. No total, o investimento resultou num aumento de 35% nas reservas diretas.
“O Marketing de Conteúdo é como um encontro romântico. É preciso acrescentar valor, não é suposto falar de si mesmo no primeiro encontro durante 40 minutos. As pessoas ficariam extremamente aborrecidas, certo? Ouve-se, faz-se perguntas e concentra-se na pessoa que está à sua frente.”
Tess Mattison (Senior Director de European Marketing da Choice Hotels International)
Permite-lhe apresentar os seus serviços personalizados
Na hotelaria, o serviço personalizado pode ajudá-lo a distinguir-se da concorrência. Embora os seus serviços e instalações possam ser amplamente publicitados e descritos em brochuras e websites, os clientes têm sempre dúvidas sobre como os seus serviços poderão ser adaptados ou indicados para as suas necessidades específicas.
Embora as respostas a estas questões possam ser muito valiosas para influenciar a tomada de decisão de um cliente, pode também ser totalmente impraticável colocar todo esse conteúdo diretamente no seu website. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo permitir-lhe-á dar a a conhecer a todos os clientes e potenciais hóspedes como os seus serviços se destacam através da partilha de informação através de blogues e redes sociais.
Ajuda a reduzir os custos de marketing
Mesmo para um hotel de luxo, os custos de publicidade podem ser extremamente proibitivos. Além disso, a cada vez menor capacidade de influência das campanhas de marketing torna a publicidade menos eficaz e rentável.
Com conteúdos de qualidade, o seu hotel pode apresentar-se aos viajantes, construir relações e gerar novos contactos e reservas por uma fracção do custo do marketing tradicional. O marketing nos meios de comunicação tradicionais é muito dispendioso, envolvendo custos de concepção, fotografia ou impressão ou espaços publicitários na rádio e na televisão. O marketing de conteúdos no sector da hotelaria é uma forma eficaz de reduzir estes custos, porque é incrivelmente rentável.
Fala diretamente com os seus clientes
O marketing tradicional tem estado em declínio nos últimos 10 anos – e é fácil perceber porquê. Com o crescimento das redes sociais e a facilidade e atracção dos motores de busca, os clientes recorrem na sua larga maioria à Internet para encontrarem o que procuram. Conteúdos frescos, originais e consistentes farão com que seja mais fácil para os seus clientes encontrá-lo online, pesquisar os seus serviços e tomar decisões de compra informadas.
O marketing de conteúdos mantém a sua marca/hotel em contacto com o que os clientes querem, permite-lhe responder rapidamente às suas questões e dá-lhe uma presença de confiança, conhecedora e acessível a todos os seus clientes.
Permite uma melhor gestão da reputação
Nem todos os hóspedes saem satisfeitos – podem queixar-se de um mau serviço de quartos, de taxas ocultas ou de empregados mal-educados. No entanto, se se dedicar a produzir e publicar regularmente conteúdos de qualidade, o seu website ganha vantagem.
Os conteúdos mais recentes e os websites com centenas de páginas têm uma classificação mais elevada nos motores de busca, pelo que as suas mensagens positivas superarão as reviews negativas e terão maior probabilidade de aparecer primeiro numa pesquisa pelo nome do seu hotel.
O Marketing de Conteúdo é, sem dúvida, uma das apostas mais valiosas que poderá fazer para promover o seu hotel. Conteúdo de qualidade, informativo e credível ajudá-lo-á a estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes e potenciais clientes, abrindo a porta para mais reservas diretas.
Existem outros benefícios do Marketing de Conteúdo que considera que devessem ter sido incluídos neste artigo? Se sim, deixe as suas sugestões nos comentários abaixo!
Maria João Proença
Content & Digital Marketing Specialist
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proudly Ambassador Global Wellness Institute
Happiest Places to Work – Awards
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