Negócios “concept-driven” são o presente e o futuro. Sabe qual é o seu conceito?
2020 continua (e parece que nunca mais acaba) e a devastação provocada pela pandemia da covid-19 não tem fim à vista. Enquanto o mundo se adapta a esta realidade, ao mesmo tempo que suspira por uma vacina que nos faça pelo menos viver sem medo, o Turismo e a Hotelaria vivem a sua provação mais intensa. No meio das dúvidas e questões, vários negócios começaram a olhar para os seus modelos e entenderam que tinham começado a “casa pelo telhado”.
De uma forma bastante pragmática, entenderam que o seu negócio precisa de uma requalificação urgente seja na parte do controlo de custos que sustenta o negócio na base, seja na ideia de como ampliar as fontes de receitas. Contudo, a maioria dos negócios abriu os seus horizontes e entenderam que onde têm falhado na verdade, é na inexistência da pedra angular: o conceito.
FOCUS ON BUSINESS CONCEPT DRIVEN
O presente e o futuro dos negócios serão suportados por aquela pedra angular. Contudo, a problemática reside na falta de know-how específico dentro das organizações que consigam ou criar estes conceitos no início do projeto (e é através desta ideia que tudo se desenrolará de seguida da melhor forma) ou na capacidade de requalificar o negócio existente e permitir a introdução dessa ideia.
Restaurantes ou Hotéis que sejam “concept-driven”, isto é, que baseiem os seus investimentos com base no conceito aumentam o ROI ao simplificar as operações, construir o valor da marca e ajudar a conquistar e reter clientes.
Nesta nova era, que acelerou aquilo que já se considerava ser a era das experiências, os clientes serão atraídos por visões e valores muito mais do que por missões. A atração será feita a um nível emocional e até moral, como no caso da sustentabilidade ambiental em que a cadeia de fornecimento é importante; nas práticas emocionais das relações laborais; e na forma como os negócios se envolvem com a comunidade. Mais ainda, os clientes serão atraídos para lugares onde o seu bem-estar e identidade pessoal enquanto indivíduo é reconhecida e celebrada.
É por isso que uma nova geração de hoteleiros e criativos está unida e preparada para apoiar o setor e os empresários nesta descoberta em conjunto, pois só em conjunto podemos conduzir o setor para as práticas essenciais que ajudarão a enfrentar esta crise e a sairmos dela ainda mais fortes e dinâmicos. Porque o futuro, é agora.
Luis Madera
Hotel Management Strategy
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