A importância de ter uma estrutura financeira.

No futebol, ouvimos muito dizer que as estruturas não ganham jogos, mas ganham campeonatos.

Nas empresas e na hotelaria também é assim. Quem acha que pode ganhar sem estar profissionalmente suportado, vive dias efémeros de ilusão.

Os empresários têm certamente o seu papel criativo, visionário e motivador. Mas é necessário ter quem ajude a fazer o “walk the talk”. Caso contrário, podemos ter um dia de felicidade, confiar num golpe de sorte. Mas também estamos a iludir-nos.

Num plano mais financeiro, a ilusão termina usualmente, como diria Margaret Thatcher, “quando termina o dinheiro dos outros”. E o nosso, diria eu.

Deixo algumas pistas como exemplo, de como ter uma estrutura minimamente profissional faz a diferença:

  • Saber a quantas ando – quanto custa a operação, quando gero de receitas.
  • Prever cash-flows, prevenindo constrangimentos de tesouraria.
  • Dialogar com financiadores na sua própria linguagem e garantir condições proporcionadas de acesso a financiamento – custo e garantias.
  • Aumentar a capacidade de alerta e os controlos internos.
  • Gerir prazos de pagamento a fornecedores, para que sejamos vistos como pessoas de bem.
  • Garantir a competitividade das compras – objetivamente falando.
  • Evitar contingências fiscais, mas também compreender que possibilidades são fiscalmente mais interessantes, dentro do que a regulamentação fiscal torna possível.
  • Garantir o acesso a sistemas de incentivos públicos ou comunitários.

Nestas coisas, é-me evidente que muitas vezes o barato sai caro. Quem avança mal suportado não se deve surpreender quando os azares batem à porta.

Luís Barbosa
Financial Architect

ABC Sustainable Luxury Hospitality

Sabedoria Financeira | Traços chave: Rigor, Transformação, Fazer Acontecer

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