Negócios com Propósito

As empresas e marcas que lideram genuinamente com um propósito irão mudar a natureza do negócios – e os Hotéis são um bom exemplo disso.

Antes de Março de 2020, muito se discutia relativamente à forma como as empresas geriam os seus negócios e lideravam as suas equipas. Tudo funcionava.

Mas, hoje é preciso planear e encontrar um caminho:

Agora é vital avaliar a verdadeira viabilidade de conceitos reais, suportados com autenticidade da Missão, Visão e Valores. Muito se estudou sobre a existência de um conceito maior que tudo isso e que realmente seja a pedra basilar de uma organização que é movida por um propósito.

O Propósito é a alma e a identidade de uma organização, e fornece uma plataforma sobre a qual construir e um espelho para refletir a sua existência no mundo. Ele articula o porquê da existência de uma organização, quais problemas que ela tem de resolver e quem a organização quer ser para cada humano que toca. Não é um conceito novo, mas a forma como as organizações – especialmente as do setor do Turismo – foram afetadas, leva as empresas a perguntar-se porque existem e quem são para os seus clientes. Estes, por sua vez, adotaram uma postura diferente devido ao tempo passado no confinamento, alterando os seus hábitos de consumos (para já) por falta de uma vacina e na procura de locais seguros para as suas férias e momentos de escape. 

Na verdade, não só os clientes, mas também as próprias empresas estão a procurar conexões mais profundas entre si, e isso tem estimulado uma aceleração naquilo que até agora eram ideias de nicho, mas que se tornarão os fundamentos para a retenção de consumidores e trabalhadores no futuro. Para uns e outros será importante perceber que estão a adquirir autenticidade, consistência, relevância nas suas vidas, e as empresas têm de estar prontas para fazer as alterações necessárias para acompanhar essas exigências ou correm o risco de se tornar irrelevantes e até fecharem portas.

A transição para uma ideia de propósito não é fácil. Exige uma reflexão e revisão profunda daquilo que eram a Missão, Visão e Valores da empresa. Exige questionar tudo que se tem feito até agora. Terá muito de pessoal, especialmente em empresas de cariz familiar, pois serão um espelho dos proprietários e pode acabar numa descoberta íntima de valores e ideais próprios. Mas não há que ter medo, o mundo assim o exige. E como em todas as transições, esta será mais fácil se for feita acompanhada de pessoas/profissionais com experiência e com conhecimento da forma como se promove esta evolução definitiva na vida da empresa.

A vida com propósito começa Agora!
Luis Madera
Hotel Management Strategy

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.