“O WI-FI É BOM? É WI-FI 6?”

Wi-Fi “normal” era um dado adquirido por parte dos hóspedes e por parte da operação hoteleira…até chegar o COVID.

Mais de 90% dos hóspedes têm Smartphones e procuram ter acesso à internet de forma rápida, imediata e constantemente. Os hóspedes consideram o Wi-Fi de um hotel tão importante como ter ter água quente no seu quarto.

Na minha passagem diária por vários hotéis, constato que a jornada do hóspede começa assim que entra no hotel e a primeira coisa que quer saber é “Como acedo ao Wifi?” ou “Qual é Password?”, mesmo antes de fazer check-in. É aqui que começa a sua primeira percepção emocional sobre o serviço deste hotel, face a uma necessidade cada vez mais real.

A Experiência do Cliente:
Dar resposta a esta exigência com muita qualidade deixou de ser tema, é como uma boa cama, um bom pequeno almoço ou uns bons “amenities”.
A transformação digital está em pleno andamento e muito acelerada pela pandemia. É cada vez mais urgente ter novas opções como o pré check-in online, menus digitais sejam as cartas de bar ou de restaurante, o Room Service via App do hotel ou QR Code, o Chat com o Concierge e todos os serviços que podem estar num simples click.

As soluções digitais sejam dispositivos e aplicações aumentaram significativamente e a previsão é que com a retoma haja uma aceleração ainda maior. Actualmente já são mais de 9 mil milhões de dispositivos em todo o mundo com um crescimento anual de 3 mil milhões – o resultado é a sobrecarga das redes Wi-Fi e o aumento da pressão em superar as expectativas e necessidades móveis dos hóspedes.

A Hotelaria e o WI-FI
Deixou de ser uma comodidade para ser uma das mais desejadas necessidades e fator de escolha – o atual perfil de cliente não tolera ter menos qualidade e rapidez do que tem em sua “casa” – é importante destacar que é também uma ferramenta valiosa para os negócios. Uma solução Wi-Fi forte estabelece uma experiência de qualidade para o hóspede seja em lazer ou em negócios, aumenta a sua lealdade, cria oportunidades de “cross selling” e fortalece a relação entre o hóspede e a marca.

O Wi-Fi é a chave para apostar numa boa experiência ao hóspede, é a forma de “humanizar” os laços que a pandemia quebrou, é o meio de comunicação e proximidade. Por isso é urgente que as marcas hoteleiras apostem numa infraestrutura de rede flexível, segura e inteligente que oferece um excelente Wi-Fi, fidelizar.

A falta de Visão causa Inércia e mau serviço
Continuo preocupado ao ver uma despreocupação com este tema, isto porque já não basta só ter Wi-Fi que chega a x metros quadrados, as regras do jogos mudaram. A  rapidez e alta qualidade são critérios valorizados pelos consumidores, a densidade passou a ser preocupação, além da cobertura.

Infelizmente existem ainda muitos hotéis com experiências terríveis a este nível, redes com mais de 10 anos ainda em norma G ou N, e são muito poucas de norma AC, quanto mais com a norma Wi-Fi 6, e esta está a bater-nos á porta.

Clientes “embrulhados” em “Captive Portals” que não abrem, complexidade na colocação de passwords, outras em que temos de responder a um extenso inquérito antes de aceder, já para não falar de “bombardeamento” de cookies com publicidade etc, são, para mim, e para a maioria dos hóspedes, sistemas Wi-Fi completamente burocráticos.

O FUTURO É HOJE – Wifi 6
O segredo é conseguir equilíbrio entre o baixo custo do investimento vs qualidade e níveis elevados de satisfação têm sido a preocupação da AB&C Hospitality Management & Operation, em todos os projetos de requalificação de unidades e novos projetos.

O que é o Wi-Fi 6? A nova geração de Wi-Fi!
A próxima geração do Wi-Fi é o Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, sendo o mais recente avanço numa evolução contínua. O Wi-Fi 6 aproveita todos os pontos fortes do Wi-Fi 5, o AC, acrescentando ainda mais eficiência, flexibilidade e redimensionamento, o que proporciona mais velocidade e capacidade, dado o aumento de canais assim como um novo MU-MIMO ( Multi-User – Multiple Input, Multiple Output ). O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) propôs o padrão novo Wi-Fi 6para combinar liberdade e elevada velocidade da transmissão sem fios, a Gigabit Ethernet

AS VANTAGENS:
Fiabilidade
> Ligação mais consistente e estável.
Velocidade
> 4x mais rápida do que o 802.11ac.
Capacidade
> Transmissão de mais dados.
Otimização
> Maior eficiência da bateria dos dispositivos

Faça o UpGrade da sua estratégia de IT, prepare o seu hotel agora porque a transformação digital está apenas a começar e nunca será tão lenta como foi até hoje.

Rui Picão
IT Strategist Designer
AB&C Hospitality Management & Operation


Estratégia IT | Traços chave: Resiliência, Inovação, Disponibilidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.