Porque esta depressão pode ser a Mãe de Oportunidades?

Por entre inúmeras projeções de apocalipse económico, muitas vezes ditadas de cátedra, tropecei há dias em algo que o Word Economic Forum explicou de forma cristalina:

A crise em que estamos é uma crise exógena, muito diferente da de 2008. Nesse ano, um conjunto de fatores acumularam-se para provocar uma recessão. À cabeça: o sistema financeiro e a dicotomia entre estados cumpridores e incumpridores.

Como percebemos e como alguém dizia há dias com imensa graça, a crise que se adivinha é uma “crise sem estigma”. Não há os bons e os maus. E os países mais afetados são, de momento, os países desenvolvidos.

2020 – As Diferenças muito importantes, em Portugal, face a 2008

  • Em 2020 temos um estado com contas equilibradas e mais capacidade de ajudar. Em 2008, o estado português era parte do problema.
  • Temos a banca mais sólida. Em 2008, foi parte do problema, e para alguns, “o verdadeiro problema”.
  • Temos um conjunto de medidas de exceção que não existiam em 2008: linhas de crédito reforçadas, moratórias dos bancos, diferimento no pagamento de impostos, lay-off simplificado. Não resolvem tudo, mas em 2008, lembro-me bem do que era estar na indústria sem que nada disto fosse opção. Desta vez, temos, pelo menos, mais tempo para pensar.

Pela minha parte, acredito bastante na economia das expetativas. Expetativas com base em números. Se continuarmos a debitar apocalipses e a seguir os gurus do costume, o “Ragnarok” Económico abater-se-á sobre nós. 

Sendo certo que na ABC Hospitality há imensas variáveis que não controlamos, eis algumas que podemos controlar e das quais não abdicaremos:

  • Estar mais próximos do que nunca dos nossos clientes, vivendo os desafios que eles vivem como se fossem nossos.
  • Refletir sobre as decisões que já devíamos ter tomado antes e que agora se tornaram inadiáveis. Reinventarmo-nos.
  • Prepararmo-nos o melhor possível para um arranque “musculado“, assim que a luz verde se acenda. Com um olho na liquidez dos negócios. Se num dia normal “cash is king”, nos tempos que correm “cash is critical”.

A indústria de Hospitality Services já enfrentou muitas crises. 

Por muito desafiantes que sejam estes dias, cabe-nos a todos impedir que eles sejam o prenúncio da Mãe de todas as crises. 
Por nós, pensaremos nelas como a Mãe de todas as oportunidades.

Luís Barbosa
Management/Financial Advisor

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

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