Sabe a Diferença Entre um Business Plan e o “Wishfull Thinking”?
Um antigo chefe meu repetia muitas vezes uma expressão muito interessante: “palpite informado” ou como os anglo-saxónicos dizem, uma expressão que já ouviu com certeza: “educated guess“.
No contexto do Valuation Business Modelling, seja para determinar o valor de um ativo ou empresa, seja para realizar um Business Plan de um novo Projeto, somos chamados muitas vezes a estabelecer modelos de previsão do futuro. Essas previsões são efetuadas tendo por base a melhor informação de base que nos é possível obter.
Nos últimos 3 anos, passámos pelo exercício de modelizar financeiramente uma mão cheia de projetos hoteleiros. Algo com que sempre nos deparámos é uma razoável diferença entre os pressupostos de origem que os promotores dos projetos nos trazem e aquilo que acaba por constar do Business Plan. Por exemplo, em relação aos investimentos de construção, é muito comum que o tempo real seja muito superior ao inicialmente estimado (diria que uma regra de 1 para 2,5 é comum). Nos valores de investimento, também encontramos frequentemente a necessidade de aumentar em 50% os montantes inicialmente estimados.
Creio que isto acontece por um motivo simples. Muitos decisores/promotores de projetos pensam que é possível definir montantes de investimento apenas com base em benchmarks de qualidade duvidosa. Pela nossa parte, acreditamos ser fundamental saber bem o que queremos e pedir propostas ou estimativas a fornecedores profissionais. A diferença é quase sempre da noite para o dia.
Neste contexto, parece-me inacreditável e sinceramente pouco credível que promotores que se propõem a colocar de pé projetos de milhões não compreendam a necessidade de fazer estimativas com um mínimo de detalhe, rigor e profissionalismo.
Até a minha filha de 7 anos compreende que é melhor gastar 4 ou 5 mil euros a fazer um Business Plan como deve ser, do que gastar 4 ou 5 Milhões de euros mal gastos, porque não quisemos fazer um Business Plan.
Ou como dizem os anglo-saxónicos:
“Don’t be penny wise pound foolish”.
Luís Barbosa
Financial Architect
ABC Sustainable Luxury Hospitality
Proud Ambassador Global Wellness Institute
Happiest Places to Work – Awards
Deixe um Comentário