Wellness Hospitality: Tendência, Inovação e Realidade
É preciso antecipar o Futuro para criar no Presente – uma Visão Sistémica Maior. As Marcas Pioneiras pagam um preço alto por desafiar o velho sistema mas ganham ao cumprir o seu propósito e ao prosperar numa nova realidade.
Uma das palavras cliché dos tempos atuais é “tendências” como se fosse algo que ainda é uma miragem e vai “demorar” a chegar para ser uma realidade, como se falássemos apenas de uma fosse possibilidade., O efeito positivo do COVID veio acelerar uma transformação que é urgente.
A rápida transformação
Se há uns anos era preciso 10 ou 15 anos para uma tendência identificada evoluir e ser considerada uma realidade, hoje, este espaço de tempo reduziu graças ao mundo digital no qual tudo acontece em modo “live”.
Há uma explosão de novas propostas hoteleiras, das quais destacamos os retiros: Yoga, Meditação, Detox e tantos outros, como resposta a necessidades reais que já existiam e foram exponenciadas pelo efeito pós-Covid, como: fadiga, burnout, depressão, entre outras.
Percebemos que o tema Saúde passou a dominar as nossas escolhas, mudou comportamentos e está no top das conversas. Apostar na prevenção ou regeneração é uma prioridade e, por isso, as escolhas de férias estão a refletir uma nova realidade: destinos que valorizam a natureza, dão primazia ao espaço e privacidade, segurança e proximidade do nosso país.
As Marcas Hoteleiras vs A Nova Hospitalidade
Existem Marcas Visionárias “Start Small, Think Big & Purpose Driven” que desbravam novos caminhos com a missão de cumprir o seu propósito, muitas vezes um verdadeiro teste de integridade e verdade que é recompensado de formas ilimitadas ( são várias as Marcas que dão cartas neste Caminho); as Marcas Seguidoras são as que seguem as Visionárias, apostam na segurança de um caminho já feito, ao qual imprimem alguma diferenciação; e, finalmente, existem as mais comuns, as Marcas Copy/Paste, que, sem alma, apenas copiam o que outras fazem e, muitas vezes, mal – porque não têm orientação estratégica limitam-se a imitar ou a competir sem propósito, apenas Ego.
É importante perceber que as Marcas Visionárias vivem pelo seu propósito e toda a sua criatividade e inovação é alinhada com o seu ADN. Apostam em nichos de mercado porque sabem o valor acrescido que têm, o famoso livro “Blue Ocean Strategy” explica muito bem esta escolha consciente e inteligente. Sabem que a Curva da Inovação é uma realidade, por isso é preciso consistência, resiliência, dedicação, empenho e um acreditar que ultrapassa qualquer teste de fé.
Aqui reside a essência da Nova Era da Hospitalidade, projetos que muito amamos realizar na ABC Sustainable Luxury Hospitality. E que privilégio é ter investidores alinhados com esta consciência maior, verdadeira e próspera.
Acreditamos profundamente que através da hospitalidade temos o poder de impactar de forma consciente e positiva para uma elevação de consciência face aos recursos naturais, à autenticidade de cada lugar, valorização das sabedorias ancestrais e de que cada um de nós somos agentes de mudança e evolução.
O Ciclo de Vitalidade, Crescimento e Prosperidade das Marcas
Ao contrário das Marcas Seguidoras ou pior, das Copy/Paste, que acabam por estagnar ou entrar em declínio, as Marcas Visionárias sabem quanto a criatividade/ inovação faz parte do seu caminho de expansão, é vital que haja sempre uma renovação, um novo patamar de inovação que é na verdade antecipar o que no Futuro será Presente.
As Marcas com Alma, têm sempre em si a capacidade e ousadia de ir além, esta busca por algo que ainda não é, com a certeza de que será sempre uma questão de tempo para que aquele conceito diferenciador seja reconhecido no mercado.
Por isso é tão importante que toda a estratégia seja definida para o nicho-alvo daquela marca, hoje podemos falar em “Marketing Cirúrgico” pelo seu poder de impactar quem se identifica, valoriza a verdadeira diferenciação e quer fazer parte desta nova Era que já Começou!
Ana Cristina Guilherme
Hospitality Wellness Brandologist
ABC Sustainable Luxury Hospitality
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