A Experiência Smart TV

É cada vez mais um dos pontos mais valorizados na experiência do hóspede dentro do quarto.

Todos os dias sou confrontado com a pergunta:
– Porque não posso usar no meu hotel uma TV das que se vendem nas grandes superfícies?

Alguns fabricantes têm três gamas de TVs:
1. As de uso doméstico.
2. Próprias para hotel / hospital. 
3. TVs para exibição de publicidade. 

As de exibição de publicidade conhecidas como Sinalética Digital são Tvs dotadas para funcionamento na Vertical e Horizontal, pois o seu painel é construído para serem usadas de forma vertical. Estão preparadas para funcionamento 24h porque têm um hardware mais robusto e em geral têm mais Brilho para serem bem visíveis em ambientes de grande claridade e até exposição solar e a característica mais importante é a classe energética que é menor para redução de custos. Estas TVs / Monitores são equipamentos com um custo superior às domésticas e de Hospitalidade.

As Grandes diferenças entre as TVs de Hospitalidade e as de ter em casa, são as seguintes.
– Melhor Classe Energética
– Mais brilho no seu painel
– Construção de Hardware melhoradas para funcionamentos de 16 a 24 horas por dia.
– Possibilidade de esconder funções em Menu de Hotel, onde limitamos o volume máximo, escondemos o menu de sintonia de canais e configuração de rede, podendo ainda dar acesso neste menu ao uso de portas externas, desta forma o hóspede usa a TV nas suas funções normais não corre o  risco de  deixar a TV desconfigurada para o hóspede seguinte.
– Em geral os fabricantes dão em vez de 1 Ano de garantia 2 ou 3 Anos.

Depois outra pergunta que se faz todos os dias é;
A Minha TV de Casa tem AIR PLAY, Icon do Netflix, HBO, entre muitas APPs e a de Hotel não têm?

Aqui entramos na gama das SMART TV Hospitality, as quais não têm tantas APPs como a de uso doméstico e entramos nas “guerras “dos royalties e direitos.

As APPs que vêm nas nossas TVs domésticas são para uso doméstico e não comercial, a exibição destas em ambiente de espaços públicos implica pagamentos extra do fabricante da TV à plataforma detentora da APP. E o uso destas TVs em hotéis pode levar o hoteleiro a pagar multas de elevado valor por causa do licenciamento das Apps não estar autorizado.

A Forma como contornamos esta questão é recorrer ao uso de tecnologia CAST, e fazemos screenshare dos nossos telefones e das APPs na TV do Hotel. 

Mesmo o screenshare nativo sem uso de Chromecast nos fabricantes de TVs Hotel, só é possível em dispositivos Android, pois os Apple usam a tecnologia Airplay a qual pede aos fabricantes das TVs pagamentos para licenciar para o uso deste protocolo.

Na ABC Hospitality podemos ajudá-lo a escolher as TVs adequadas para o seu projeto, assim como a transformar a experiência do hóspede no quarto do hotel, como uma experiência igual ao conforto das suas casas.

Rui Picão
IT Strategist Designer
ABC Sustainable Luxury Hospitality

Estratégia IT | Traços chave: Resiliência, Inovação, Disponibilidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.