Já ouviu falar em Poluição Digital? Qual o papel dos Consumidores e das Empresas na Redução do Impacto da sua Atividade Digital?

O que é poluição digital?
É simplesmente incrível como a “world wide web” e a “cloud” vieram transformar as nossas vidas. A utilização diária da tecnologia permitiu-nos estar mais perto dos nossos amigos e familiares, trabalhar com mais eficiência e numa relação de proximidade com as equipas, com constante partilha de informação. É através da tecnologia que acedemos facilmente às nossas músicas preferidas e aos filmes e séries mais recentes.

Basicamente, é a tecnologia que nos permite usufruir do estilo de vida que hoje consideramos indispensável. No entanto, tudo tem um custo: é preciso muita energia para alimentar este mundo digital.

A poluição digital refere-se à pegada de carbono inerente a toda a atividade digital: desde o consumo de energia que deriva dos data centers até ao das redes de transmissão e dos dispositivos físicos de que precisamos e utilizamos por várias horas, todos os dias. Tudo o que fazemos na internet, de forma instantânea e, por vezes, quase inconsciente, resulta numa pegada de carbono específica.

À medida que a transformação digital se implementa por todo o mundo, a poluição digital atinge valores cada vez mais latos e, por isso, aumenta a pressão sobre as principais empresas do sector no sentido trocarem a sua dependência de combustíveis fósseis pela utilização de energia renovável, mas nós, como consumidores digitais, também temos um caminho a percorrer no que respeita à sustentabilidade digital.

O que podemos fazer para reduzir nossa pegada de carbono digital?
Como utilizadores, podemos garantir que estamos conscientes do impacto ambiental e do nível de responsabilidade e transparência das empresas a quem compramos os nossos equipamentos, para além de:

1. Usar terminais com a potência correta
2. Nutrir bons hábitos como sempre desligar os equipamentos ao terminar a sua utilização, colocar o computador e smartphone em modo energy-saving, desligar as tomadas quando não estiverem a ser utilizadas, colocar o telefone em modo voo à noite, optar pelo smartphone e tablet em vez do computador, que consome mais energia.

Mas, como consumidores, não seremos todos um pouco produtores de conteúdo? Se assim for, há algumas outras responsabilidades que devemos assumir e agir de acordo.

Como criadores de conteúdo, uma das melhores maneiras de reduzir nossa pegada de carbono é:
1. Preferir que a nossa eletricidade é obtida de fontes de energia sustentáveis
2. Otimizar o consumo de energia de um site através de um bom design e programação otimizada. Um site com código limpo e design equilibrado vai carregar mais rapidamente do que um site repleto de banners, pop-ups, com fotos não comprimidas nem redimensionadas e, simultaneamente vai exigir menos consumo de energia.

A poluição digital é um problema com tendência crescente na nossa sociedade e que deriva em grande parte do enorme consumo de eletricidade pelo setor das tecnologias da informação, que já representa 7% do consumo mundial.

É por isso que há uma necessidade urgente para que este sector migre para energias renováveis, apostando em avanços em 3 grandes áreas:
1. No desenvolvimento dos equipamentos físicos, ou hardware, que utilizamos para aceder à internet como, por exemplo, computadores.
2. Data centers, que armazenam os dados e hospedam as páginas da web;
3. Redes de ligações, como o cabos e antenas que transportam os dados.

Sabendo agora o que é poluição digital, não podemos esquecer que a transformação digital é crucial para uma economia e uma sociedade mais sustentáveis. A digitalização pode contribuir para a descarbonização do planeta. No entanto, há que ter presente que as plataformas digitais inofensivas em termos ambientais e que, por isso, temos um papel a desempenhar como consumidores, como líderes de sustentabilidade, como contribuidores para um mundo mais sustentável e equilibrado.

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