A Nossa Missão é Restaurar.
2020 está perto do fim, mas sem fim à vista continuam os problemas na restauração, sendo estes um dos setores mais afetados pela pandemia.
Já vários textos se centraram no problema, discorreram interminavelmente sobre os impactos causados, mas poucos olharam para o durante e para o depois. Será durante a pandemia que os restaurantes poderão adaptar-se ao que os clientes agora pedem, para estarem preparados para o oferecer para o futuro.
O que querem os clientes?
A pandemia provocou na nossa sociedade um regresso à atenção plena sobre o que nos rodeia, sobre a forma como nos relacionamos, sobre a forma como pensamos nos passos que damos, sobre a forma como compramos e, claro, sobre a forma como comemos; acelerou um processo de re-conexão com o Eu, com o agora, com o autêntico.
Durante este período, vimos conceitos e propostas lutarem para se manterem abertos e em funcionamento, e vimos também um trabalho de comunidade e de inter-ajuda entre essas propostas e outras variantes, como mercados de rua, mercados biológicos e a apresentação de produtores cada vez mais conscientes da necessidade de se ter uma produção biodinâmica e natural. Vimos chefs e autores a regressar às origens e em vez de apresentações desenhadas, deparamo-nos com visões mais cruas mas cada vez mais saborosas.
Durante muito tempo ouvimos falar de conceitos orgânicos, regresso às origens, farm-to-table.
O agora é o regresso à própria quinta, à comida da avó, à apresentação em fartura, mais do que as propostas visuais os clientes procuram propostas autênticas. E será esse autêntico que permitirá uma paixão pelas marcas, pelos lugares, pelos espaços de forma natural.
Por isso, o que devemos oferecer no presente para estarmos preparados para o futuro?
Ser sustentáveis e éticos, Incorporar o máximo de produtos naturais (vinhos com baixo teor de sulfitos, comida de fermentação natural, vegetais produzidos com baixa intervenção, orgânico, biodinâmico, etc.), aplicar uma política de “desperdício zero”, trabalhar com a comunidade local, focar no cliente do bairro, cozinhar com produtos locais e sazonais, eliminar a produção industrial , proteger a riqueza e a diversidade das tradições.
As pessoas quererem fazer parte desse regresso à riqueza e ao encanto das interações sociais, que são a marca distinta do que é um restaurante, pois num mundo que precisará e continuará por algum tempo a precisar de tempo para ser curar, serão os restaurantes a permiti-lo, regressando eles próprios às origens do seu nome, alinhando-se com a demora do tempo, pois a sua (nossa) missão é restaurar.
Luis Madera
Hotel Management Strategy
AB&C Hospitality
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