Manutenção Preventiva

Com a reabertura das unidades hoteleiras e restaurantes, vêm há tona novos desafios.

Sabemos que não foi possível preparar o arranque de forma eficaz, devido a muitas incertezas, foram muitos avanços e recuos de medidas, falta de staff ou ausência dele, para além das limitações orçamentais que dominaram este arranque do setor.

Noa últimos meses do ano passado, foram constantes os problemas decorrentes desta paragem e todos ou quase todos os dias estou a ser confrontado com novos desafios devido à falta de planos de manutenção ou ao simples descuido – o que levanta o tema da manutenção preventiva.

A ausência de planos de manutenção tem sido transversal no setor, e a tecnologia tem sido sacrificada direta ou indiretamente.

Desde problemas elétricos, problemas de entrega de serviços de internet, voz e tv, assim como inundações e problemas com sistemas de climatização, tudo tem acontecido em algumas unidades. Muitas das salas de informática, passaram a ser depósitos de roupa, produtos de limpeza etc., etc. Já vi incêndios e também já vi inundações!

Todos os problemas decorrentes destes descuidos estão claramente a refletir-se na qualidade e conforto que estamos a dar aos nossos hóspedes, eles traduzem-se em horas sem serviços de TV, internet, elevadores parados ou ausência de água quente, por exemplo.

Agravando-se os tempos de reposição do funcionamento devido à falta de componentes a nível mundial, os técnicos de IT e os de manutenção têm sido verdadeiros “ super heróis “ neste últimos meses.

É muito importante traçar planos de manutenção, inventariar todos os equipamentos, criar rotinas de manutenção temporais, é muito importante atuar de forma rápida neste tema e ficar sensível a ele.

Temas como:

  • Verificação de quadros elétricos e reapertos
  • Verificação dos estabilizadores e UPS e estado das baterias.
  • Manter uma boa climatização das salas técnicas
  • Verificação eficaz dos sistemas de águas e esgotos

Vão refletir-se na capacidade de reação, e na prevenção eficaz, e consequentemente na durabilidade dos equipamentos, e indiretamente no conforto aos nossos hóspedes.

É importante recorrer cada vez mais a tecnologias de gestão técnica de edifícios de forma eficaz, aderir a plataformas TI de gestão de equipamentos e manutenção preventiva, valorizar as equipas de manutenção.

Nós na ABC Hospitality podemos ajudá-lo a identificar os pontos mais importantes da manutenção de IT, ajudar a prevenir as paragens e ajudar o sector a rentabilizar melhor os seus equipamentos.

Rui Picão
IT Strategist Designer

ABC Sustainable Luxury Hospitality

Estratégia IT | Traços chave: Resiliência, Inovação, Disponibilidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.